Buscar
  • IEV

Centenário de Nascimento: Danilo de Paula Ferraz

Por José Antonio Bittencourt Ferraz. Este ano a minha família comemora duas importantes datas: Centenário de Nascimento do meu Pai – Danilo de Paula Ferraz. e a da fundação da firma F. P. Ferraz – Casa Ferraz – fundada pelo meu avô Francisco de Paula Ferraz (1882-1955) *.


Danilo de Paula Ferraz nasceu no dia 24 de fevereiro de 1919 na casa de seus avós materno Major José Ribeiro Alves ** e Maria de Araújo Alves cita a rua Nossa Senhora da Piedade. Era filho do comerciante Francisco de Paula Ferraz (1882-1955) e da Professora Adelina Alves Ferraz (1888-1969). Iniciou em 1926 seus estudos no Grupo Escolar Gabriel Prestes, depois no ginásio no Colégio São Joaquim (1ª e 2ª série) e por problemas de saúde concluiu o ginasial na Escola Livre Patrocínio de São José próximo a sua residência.


Continuando os estudos fez o Curso de Formação de Professores na Escola Patrocínio de São José pensando em seguir os passos da sua Mãe que lecionou 30 anos na Escola Gabriel Prestes ainda instalada no palacete a Praça Baronesa de Santa Eulália local da atual Câmara Municipal. Fez o Tiro de Guerra em Guaratinguetá e quando dos eventos da Segunda Guerra Mundial se apresentou como voluntário no 5º Bil. Servindo até o fim da Guerra. Diplomado Professor iniciou sua carreira alfabetizando os soldados do 5º Bil até que seu Pai lhe pediu para que assumisse a direção da casa comercial – Casa Ferraz - que ele tinha fundado em 1919.



Danilo de Paula Ferraz. Foto: arquivo da família


Respeitando o pedido do Pai ele a comandou até sua aposentadoria em 1970 quando encerrou as atividades comerciais da loja. Integrou o Aero- Clube de Lorena (1941). Foi também Jurado da Comarca de Lorena e Presidente de Seção Eleitoral e Membro do Lions Clube de Lorena (1980 a 1989) onde integrou a sua diretoria por várias vezes. Fez parte, também, da diretoria do S.O.S – Serviço de Obras Sociais (1980 a 1986) – a convite da Presidente Sra. Maria Luiza Lopes Moreira Pinto Antunes – Dona Mariazinha. A convite do Prefeito Municipal – Sr. Carlos Eugênio Marcondes – fez parte da Comissão do MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, do Conselho de Cidadãos e da Comissão de Contribuintes. Integrou também a diretoria do Asilo São José de Lorena (1993).


Foi sócio do Clube Literário e Recreativo de Guaratinguetá (1942), do Clube Comercial de Lorena - Registro n º 70 e do Clube Hepacaré – Registro 161.

Teve uma vida voltada a família, a comunidade e ao social.


Casou em 30 de setembro de 1947 com a Professora Célia Maria Taques Bittencourt de tradicional família guaratinguetaense com quem teve dois filhos: José Antônio Bittencourt Ferraz (1948) e Luiz Gonzaga Bittencourt Ferraz (1949-1997).


Danilo de Paula Ferraz faleceu em Lorena a 10 de junho de 1994 vítima de problemas cardíacos.


* Francisco de Paula Ferraz (1882-1955) foi vereador, Presidente da Câmara Municipal e Prefeito de Lorena de 1924 a 1928.

** Major José Ribeiro Alves foi vereador, Presidente da Câmara Municipal e Prefeito de Lorena de 1916 a 1920.



José Antonio Bittencourt Ferraz

Professor aposentado da Rede Estadual formado em Ciências Biológicas pela atual UNITAL. Nasceu em Guaratinguetá (SP), filho dos Professores Danilo de Paula Ferraz e Célia Maria Taques Bittencourt Ferraz. Filatelista há 62 anos e Jornalista Filatélico há mais de 39 anos tendo conquistado inúmeros prêmios em exposições nacionais e internacionais. Membro do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, do Instituto de Estudos Valeparaibanos (I.E.V.), da Associação Filatélica de Cachoeira Paulista (FILACAP), da Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos (ABRAJOF) e do Lions Clube de Lorena. 

39 visualizações
Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Fundado em 1973, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, entre outros projetos, com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba.

Sede: UNISAL – Lorena | Rua Dom Bosco, 284, Centro Lorena | CEP: 12.600-100

Tel: (12) 3159-2033

E-mail: iev.comunica@gmail.com