Buscar
  • IEV

IEV divulga resultados das Premiações Culturais de 2019

É com alegria que apresentamos os agraciados deste ano, nas diferentes categorias.


O IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos, agradece a todos pela inscrição nas Premiações Culturais do ano de 2019. Agradecemos o trabalho cuidadoso dos curadores e das comissões na decisão dos indicados deste ano.


A cerimônia para entrega dos prêmios culturais do IEV acontecerá no dia 7 de dezembro de 2019, às 16h – no Salão do Júri do UNISAL – Unidade Lorena.

Em breve, mais informações sobre a programação.


Resultado


Prêmio Cultural Eugênia Sereno

Curadoria: Aparecida Gonçalves Uchôas


Categoria Crônica

Litteris  – pelo conjunto dos autores envolvidos, alunos do ensino público, pela qualidade da maioria das crônicas, e pelo belo incentivo à leitura e produção literária entre os nossos jovens;


Categoria Coletânea

X Coletânea da Academia de Letras de Lorena - obra eclética, com muitas contribuições para a difusão do conhecimento em diversos espectros e que coroa 10 anos de atuação no cenário cultural do Vale do Paraíba.


Categoria História Regional

História da Vila Capivari - obra que traça um panorama histórico e social da Vila Capivari, em Campos do Jordão, desde os seus primórdios até 1980. É uma grande contribuição para o entendimento da história daquela cidade.


Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano.


Curadoria: Armindo Boll

Concedido à Professora Olga Aparecida Arantes Pereira por sua atuação como educadora e articuladora das ações culturais no Cine Clube de Lorena e no Centro Universitário Teresa D'Avila. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade na área Educacional e Cultural em Lorena e no Vale do Paraíba.


Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis

Curadoria: José Antonio Bittencout Ferraz


Concedido ao Prof. José Maurício do Prado tendo em vista a sua longa caminhada, iniciada em 1955 (como colecionador). Em 1960, inicia-se como colunista filatélico. Na década de setenta, ingressa no jornalismo filatélico com o Jornal Filatélico - FILACAP - mantido até hoje com a divulgação da Filatelia, Numismática e colecionismo em geral  na Região, no estado de São Paulo, no Brasil e demais continentes. 


Prêmio IEV de mídia cultural

Curadoria: Mariana Bastos


Concedido a Otávio Baldim, Cristiano Bucholz e Jefferson Henrique pelo Especial Marias de Fé.

Série de reportagens em formato documentário exibida pela TV Band Vale. Percorreram várias cidades da região em busca de histórias de mulheres que levam no nome a devoção à padroeira do Brasil. "Marias de fé" relata os milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. São histórias sensíveis e comoventes contadas por mulheres que viveram uma profunda e sincera experiência de fé. 


https://www.youtube.com/watch?v=C-XzEPdb2EQ


Motivos: A série de reportagens mostra o impacto da fé e da religiosidade na vida das pessoas na região do Vale do Paraíba e sua conexão com Nossa Senhora Aparecida. O interessante é que o material traz histórias e relatos partindo de mulheres e não apenas a história do aparecimento da imagem.


Troféu: Fotografia e Memória do Vale

Curadoria: Maria Heloisa Guimarães Freire Novaes


Concedido à Thálitha Barboza, pelo Projeto e Realização de uma exposição sobre o município de Cachoeira Paulista. Já organizou em 2018 uma coleção de cartões postais em que destacou alguns pontos de interesse turístico de Cachoeira Paulista. Outros trabalhos de sua autoria podem ser conferidos no site www.tbfotos.org


Distinção Nelson Pesciotta de Jornalismo

Curadoria: Humberto Felipe da Silva


Concedido à Juraci de Faria Condé, pelo incansável trabalho de divulgação da cultura, história e memória do Vale do Paraíba no Jornal Tribuna do Norte de Pindamonhangaba, na coluna quinzenal intitulada "Nossa Terra, Nossa Gente", no período de 2015 a 2019.

101 visualizações
Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Fundado em 1973, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, entre outros projetos, com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba.

Sede: UNISAL – Lorena | Rua Dom Bosco, 284, Centro Lorena | CEP: 12.600-100

Tel: (12) 3159-2033

E-mail: iev.comunica@gmail.com