Buscar
  • IEV

Mini Curso: O leitor na era das Fake News

Resumo

A chegada de novos mecanismos e tecnologias de comunicação transformou as formas de produção e de compartilhamento da informação. Com a sociedade mergulhada na tecnologia, novas formas de comunicação, interações e representações da linguagem surgiram.

Sem conseguir acompanhar a velocidade dessa transformação, a educação pena com a falta de posicionamento da escola como lugar de comunicação, começando pelos próprios gêneros escolares, sempre desconectados da prática social, tratados de forma paralela à realidade. Essa ruptura entre o mundo da educação e o da comunicação fica mais evidente quando falamos de fenômenos mundiais, como as fake news.


O problema das notícias falsas disseminadas em massa passa pela alfabetização midiática, pela ética do jornalismo, pela responsabilidade do poder público. Entretanto, por mais que o assunto seja uma trama plural que não deve ser tratada isoladamente, a parte fundamental para o combate à proliferação desse conteúdo está concentrada na formação do leitor.

Por isso, o objetivo do curso é ser uma contribuição para o educador acerca do assunto, sob a ótica da comunicação. Além do embasamento teórico, serão utilizados casos expositivos, trazendo reflexões. O último módulo do curso apresenta aos participantes ferramentas de alfabetização midiática e o que afirmam os pesquisadores atuais sobre o tema.


Ministrado por: Mariana Bastos - Jornalista. Diretora de Comunicação do IEV.


Confirma a programação completa do curso


Público-alvo: professores, educadores, jornalistas, estudantes das áreas de Educação e Comunicação.


Carga horária: 4 horas

Data: 13 de abril | das 8h às 12h

Local: Faculdade Serra Dourada | A faculdade está instalada dentro do EcoVale Shopping – Lorena-SP

Gratuito | Vagas limitadas Inscrição: iev.comunica@gmail.com | Enviar nome completo, profissão e telefone.

28 visualizações
Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Fundado em 1973, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, entre outros projetos, com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba.

Sede: UNISAL – Lorena | Rua Dom Bosco, 284, Centro Lorena | CEP: 12.600-100

Tel: (12) 3159-2033

E-mail: iev.comunica@gmail.com