Buscar
  • IEV

Pelos Caminhos do Vale Histórico

A Fazenda Pau D’Alho está localizada no Vale do Paraíba, no Município de São José do Barreiro, no antigo “caminho novo da Piedade”. Os primórdios da ocupação deste local, esta intimamente ligada à história das primeiras fazendas produtoras de café.


A Fazenda inicia rapidamente seus trabalhos no ano 1817 após sua construção, sua arquitetura usufruiu muito do estilo neoclássico e é cercada por grandes muros de pedras. A setorização do interior da Fazenda é bem interessante, a Casa Principal não possui grandes metragens quadradas e nem vultuosos elementos de decoração. Mas, se investiu muito em seus locais de produção: tulhas, moinhos d’água, depósitos de ferramentas, terreiro, entre outros. O que garantiu sua grande importância na história da economia brasileira, por suas condições favoráveis de cultivo fez com que sua produção ultrapasse mais de 100 anos.


Vivenciando cada espaço da Fazenda Pau D’Alho e ouvindo toda a trajetória de seus personagens, me proporcionou ainda mais elo com a história local. Ao percorrer pelos caminhos de nosso “Vale Histórico” é possível ver através das construções seculares a até mesmo das pessoas que ali vivem, a preocupação e orgulho em preservar tais patrimônios.


Exigimos muito em ter uma rica educação histórica e patrimonial nos nossos longos e árduos anos de escola, mas se quer valorizamos o que ainda permanece em pé. Basta olhar, ao redor e encontraremos uma riqueza vasta em nossas cidades do Vale.


É imprescindível que valorizemos a história de nosso Vale do Paraíba e principalmente que reconheçamos o quão é imponente nossos Patrimônios históricos. Esta Fazenda singular tem a capacidade de diálogo com os mais diversos tipos de públicos, possui ampla relevância a nossa história e é um grande ente formador do cidadão.


Pâmela Sabrina Barbosa Bento


Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila (2018), Estagiária no Instituto Superior de Pesquisa e Iniciação Científica - ISPIC (2013 a 2015) e bolsista ATNM - Apoio Técnico de Nível Médio - CNPq (2013 à 2016). Voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - ISPIC/UNIFATEA. Vigência: 2014/2015 na área de Arqueologia Urbana e Arquitetura. Integrante do Grupo de Pesquisa certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq intitulada: Projeto de Produto e Tecnologias Sociais no Centro Universitário Teresa D’Ávila (2015). Atualmente Membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos - IEV, Suplente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio (COMPHAC) e Suplente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) - Lorena/SP.


Imagem - Ilustração: Tom Maia / Adaptação: Diego Amaro



34 visualizações
Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico, cultural e ambiental. Fundado em 1973, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, entre outros projetos, com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba.

Sede: UNISAL – Lorena | Rua Dom Bosco, 284, Centro Lorena | CEP: 12.600-100

Tel: (12) 3159-2033

E-mail: iev.comunica@gmail.com